sábado, 4 de novembro de 2017

Estados Alterados de Consciência e seus Tipos: na Magia Integral

Hoje falaremos um pouco sobre os estados e tipos - dois elementos da Magia Integral –, mais especificamente sobre os estados alterados de consciência e os tipos desses estados.

Na Magia Integral temos influência da Teoria Integral, que resume o Kosmos em cinco elementos: (1) níveis/estágios/ondas, (2) estados, (3) tipos, (4) quadrantes e (5) linhas. O enfoque aqui será nos estados.

Estados de consciências, na Magia Integral, são estados internos de um indivíduo que possuem paralelamente a um estado físico e biológico, uma contraparte visível, objetiva e material, correspondente no organismo/cérebro humano.

Existem os estados comuns ou ordinários de consciência e os estados alterados de consciência ou EACs[1]. Para Peter James Carroll (1987) é imprescindível entrar em EAC para se fazer Magia, estado que ele chama de gnose.

Ele classifica os EACs em uma divisão de: inibitórios e excitatórios – correspondendo as duas polaridades do psiquismo humanos thanatos (morte) e eros (sexo).

Essas polaridades que formam o nome da primeira Ordem de Magia do Caos, da História, criada por Peter J. Carroll, a Iluminados de Thanateros.

Os EACs inibitórios consistem naqueles em que se “acalma” a mente, excluindo os vários estímulos, por meio do foco de toda a atenção em um somente ponto/estímulo, enquanto os excitatórios, para chegar em um mesmo estado que os inibitórios, usam uma inundação estímulos, até que a mente se “desligue”, entrando em gnose (CARROLL, 1987).

Peter Carroll (1987), em seu livro “Liber Null & Psychonaut” explica várias técnicas de se entrar em gnose, tanto de modo excitatório, quanto inibitório.

Percorremos aqui uma rápida passagem pelos elementos da Magia Integral, focando nos estados e tipos de estados, de consciência – passando pelos estados alterados ou EACs e suas divisões – na obra de Peter Carroll.

Referências

CARROLL, Peter J. Liber Null & Psychonaut: an introduction to chaos magic. York Beach: Samuel Weiser, Inc., 1987.

WILBER, Ken; PATTEN, Terry; LEONARD, Adam; MORELLI, Marco. A Prática de Vida Integral: um guia do século XXI para saúde física, equilíbrio emocional, clareza mental e despertar espiritual. Tradução: Carlos Augusto

P.S.:

- Exemplos de experimentos com Estados Alterados de Consciência:

  • Um experimento de gnose inibitória – Zen Simples:

http://integralmagia.blogspot.com.br/2017/11/estados-alterados-de-consciencia.html

  • Um experimento de gnose excitatória – Dança Livre:

http://integralmagia.blogspot.com.br/2017/11/estados-alterados-de-consciencia_4.html


[1] Podendo ser chamados de estados não-ordinários de consciência ou ENOCS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário